Adestramento Inteligente Rio, por Reginaldo Ribeiro
Apresentação Serviços oferecidos Metodologia de adestramento Quem é Reginaldo Ribeiro Fotos e vídeos de adestramento. Entre em contato com o adestrador Reginaldo Ribeiro
Quando se educa um cão com AMOR, é carinho que se recebe dele.
 

Artigos, Informações Úteis e Notícias

Brigas entre cães na mesma casa

01/02/2017


Muitas vezes donos têm problemas por brigas entre seus cães.

Estas brigas, em geral, ocorrem por disputas pelos mesmos recursos, como comida, brinquedos, espaço ou a atenção dos donos. E estes, muitas vezes, sem querer, reforçam este comportamento.

Para começar, o ideal é que cada cão tenha sua vasilha de comida e que os donos não permitam que um tente comer a comida do outro, seja usando uma barreira física, como um portãozinho, que se pode comprar em um pet shop, ou alguma outra, ou tomando conta deles durante o tempo que a ração fica à disposição (o ideal é deixar por 20 a 30 minutos, cada vez que for oferecida) até ser retirada.

Os brinquedos, que devem estar sempre à disposição dos cães, devem ser variados e em quantidade suficiente para que os cães se revezem entre eles, sem ficar entediados e acabem brigando, disputando-os. O ideal é sempre comprar brinquedos iguais para cada um dos cães.

Porém, um dos motivos mais comuns das brigas é a disputa pela atenção dos donos. Muitos donos param de dar atenção para o cão com o qual estão, quando o outro se aproxima e, assim, acabam fazendo este associar a aproximação do outro à perda da atenção, gerando os ciúmes. O correto é exatamente o contrário: dar mais atenção ainda ao cão com o qual se está quando o outro se aproxima e, aos poucos, passar a dar atenção a este. Isso serve também para outros animais ou pessoas.

Assim, o mais importante para uma boa relação entre os animais da casa, é criar associações positivas entre eles, de modo que eles associem a presença uns dos outros a coisas boas, como comida, brinquedos, passeios, repouso e a atenção dos donos.

Para ilustrar, assistam ao vídeo a seguir, que um dos meus clientes me enviou algumas semanas depois do término das aulas (lembrando que é fundamental sempre o dono dar continuidade ao treinamento). A Sol (a S.R.D), de um ano, e a Lua (a Poodle), de oito, brigavam quase sempre quando seus donos se aproximavam se elas estivessem juntas o que, segundo ele, nunca mais aconteceu.




 
<< Voltar para listagem de Artigos e Informações Úteis <<
 
 

Veja Mais

 
Maus-tratos é crime, denuncia no IBAMA linha verde 0800-61-8080, ou na delegacia mais próxima.

principal  |  serviços  |  metodologia  |  quem sou eu  |  fotos e vídeos  |  contato  |  favoritos
© Adestramento Inteligente Rio 2012 Design by Fábio Dutra