Adestramento Inteligente Rio, por Reginaldo Ribeiro
Apresentação Serviços oferecidos Metodologia de adestramento Quem é Reginaldo Ribeiro Fotos e vídeos de adestramento. Entre em contato com o adestrador Reginaldo Ribeiro
Quando se educa um cão com AMOR, é carinho que se recebe dele.
 

Artigos, Informações Úteis e Notícias

Você Gosta de Andar Com o Seu Cão Sob o Sol Quente?

22/11/2013


Você Gosta de Andar Com o Seu Cão Sob o Sol Quente?

Gosta?! Então eu acho que você não se importaria de andar descalço para descobrir o que ele sente. Ou você nunca pensou que a temperatura do chão nos horários em que o Sol está mais quente (na primavera carioca, por exemplo, a partir das 09:00 e até as 16:00) queima as patinhas dele e que uma caminhada mais prolongada, principalmente em horários em que ele está ainda mais quente (em torno das 11:00 até as 14:00) e no verão, que está chegando, pode leva-las ao estado das do pobrezinho da foto acima?

Eu sei que muitas pessoas não dão a mínima para isso! São egoístas demais para se colocar no lugar do próprio cão (já levei alguns desaforos falando com pessoas na rua sobre isso); outras são ignorantes (no sentido de ignorar um assunto) e não estão dispostas a ouvir para aprender; outras “não tem tempo para andar com o cão”, e há também aquelas que não querem gastar com sapatinhos, que podem evitar este problema. Naturalmente, se você mora em uma rua bem arborizada ou em que, na vizinhança, hajam ruas assim, fica mais fácil de escolher um horário e você pode dar preferência aos trechos com mais sombra, para passear com ele.

Bom, para os dois primeiros tipos de pessoas acima, a solução é mais difícil, pois não é fácil mudar a personalidade de um ser humano.

Para as que “não tem tempo para passear” e o fazem em qualquer horário “que dá”, independente do sacrifício que isso represente para o cão, com um pouco de esforço, com os membros da família se revezando, pode-se buscar alternativas de horários mais cedo ou mais tarde, quando o Sol não está tão quente, ou à noite. Inclusive, se pensarem que fazê-lo representará não só uma melhora na qualidade de vida do cão, permitindo que ele faça os passeios dos quais precisa, sem sofrimento, como da própria família, pois ele fará menos “artes” em casa, talvez se sintam mais estimuladas a encontra-las.

No entanto, se a pessoa realmente não tiver tempo, uma alternativa são os sapatinhos, como comentei acima, que podem ser encontrados em qualquer pet shop e que protege suas patinhas. Para as pessoas que não gostam de gastar com “besteiras” com seus cães, pensem que, além do sofrimento dele, o tratamento de queimaduras será muito mais caro.

Para as pessoas que tem cães muito agitados e tem dificuldade para colocar os sapatinhos, uma coisa que facilita é premiá-lo com petiscos e carinhos quando ele deixá-las calçá-los. Comece habituando seu cão a ter as patinhas manipuladas por você, pegando nelas, acariciando-as e apertando-as levemente, para simular os movimentos que você vai ter que fazer ao calçar os sapatinhos. Sempre que ele demonstrar calma, premie-o. Depois de fazer este treinamento algumas vezes, comece a colocar os sapatinhos, com calma, sem brigar com ele e premiando-o enquanto ele estiver deixando você calçá-los. Se você sair para a rua imediatamente após calçá-los, depois de algumas vezes ele vai entender que este, junto com o ato de pegar a coleira, são os sinais de que ele vai passear e, então, ele vai passar a amar os sapatinhos! Rsrs.

Naturalmente, quando se anda com o cão sob o Sol muito forte, ainda há o risco de ele sofrer uma insolação e hipertermia. Cães de qualquer raça correm este risco mas, principalmente, cães de pêlo muito longo e os de raças de focinho achatado, devido à maior dificuldade de perder calor para o ar, devido à sua respiração ser dificultada pelo formato do focinho.
Mais uma dica: se vocês ficarem em dúvida se o chão ainda está muito quente, façam o mesmo que eu: logo no início e em alguns pontos ao longo da caminhada, coloquem o dorso da mão no chão, para testar sua temperatura. E não deixem seus cães pisarem em objetos de metal, como tampas de bueiro, pois o metal se aquece mais do que o cimento. OK?
Um abraço,

Reginaldo Ribeiro.


 
<< Voltar para listagem de Artigos e Informações Úteis <<
 
 

Veja Mais

 
Maus-tratos é crime, denuncia no IBAMA linha verde 0800-61-8080, ou na delegacia mais próxima.

principal  |  serviços  |  metodologia  |  quem sou eu  |  fotos e vídeos  |  contato  |  favoritos
© Adestramento Inteligente Rio 2012 Design by Fábio Dutra