Adestramento Inteligente Rio, por Reginaldo Ribeiro
Apresentação Serviços oferecidos Metodologia de adestramento Quem é Reginaldo Ribeiro Fotos e vídeos de adestramento. Entre em contato com o adestrador Reginaldo Ribeiro
Quando se educa um cão com AMOR, é carinho que se recebe dele.
 

Artigos, Informações Úteis e Notícias

Cuidados Necessários Com os Cães Por Quem Tem Plantas Ornamentais Tóxicas.

19/09/2013


Há algumas atitudes que pessoas que possuem cães e também plantas ornamentais tóxicas podem tomar para tentar prevenir que eles as mastiguem ou mesmo comam e, assim, se envenenem.

- A atitude mais simples é procurar manter as plantas fora do alcance do cão, como sobre superfícies nas quais eles não as alcancem.

- Caso isso não seja possível, pode-se tentar cercar o local em que as plantas ficam, de modo a dificultar ou, de preferência, impedir totalmente que os cães cheguem até elas. Para alguns cães, criar alguma dificuldade para que atinjam o seu objetivo pode ser suficiente para que desistam dele; porém há cães que são muito persistentes.

- Outra coisa que se pode fazer é dar broncas despersonalizadas (aquelas que o cão não associa à presença do dono, para que não façam coisas erradas mesmo quando ele não estiver por perto), quando ele se aproximar das plantas. Pode-se sacudir uma lata com moedas, ou mesmo atirá-la perto dele, atirar estalinhos, estourar balões de aniversário ou montar armadilhas com algum objeto barulhento que você ou o próprio cão derrube quando se aproximar delas.

- Para alguns cães o cheiro de um repelente que o dono aplique no entorno das plantas (seja em um vaso ou no piso em torno do canteiro), pode ser suficiente para afastá-los.

Porém, todos esses cuidados podem não ser suficientes para alguns cães; principalmente com cães muito ansiosos, que ficam muito tempo sozinhos, que não tem o nível de atividade suficiente para a suas necessidades ou brinquedos em quantidade e variedade suficiente para se ocupar quando o dono estiver ausente ou não puder lhe dar atenção. Assim, para não colocar a vida do cão em risco, o ideal seria que o dono substituísse as plantas que são tóxicas por outras. O problema fica ainda mais delicado para quem tem gatos, pois estes são capazes de alcançar lugares que os cães não alcançam.

Como muitas pessoas não tem conhecimento suficiente sobre esse tipo de plantas, algumas muito comuns e que muitos nem sabem que são tóxicas, pesquisei na internet para poder me informar melhor e ajudar a vocês e encontrei os dois sites abaixo, onde vocês podem encontrar duas grandes listas de plantas, com seus efeitos tóxicos e, o que é melhor, com fotos que permitem sua fácil identificação.

Agora só cabe a vocês tomarem estes cuidados para não correr o risco de ver seus cães sofrerem e sofrer junto com eles.

Um abraço,
Reginaldo Ribeiro.

Jardim das Flores:
http://www.jardimdeflores.com.br/jardinagem/a32especiestoxicas.htm


Beco dos Gatos:
http://www.becodosgatos.com.br/plantas.htm


 
<< Voltar para listagem de Artigos e Informações Úteis <<
 
 

Veja Mais

 
Maus-tratos é crime, denuncia no IBAMA linha verde 0800-61-8080, ou na delegacia mais próxima.

principal  |  serviços  |  metodologia  |  quem sou eu  |  fotos e vídeos  |  contato  |  favoritos
© Adestramento Inteligente Rio 2012 Design by Fábio Dutra