Adestramento Inteligente Rio, por Reginaldo Ribeiro
Apresentação Serviços oferecidos Metodologia de adestramento Quem é Reginaldo Ribeiro Fotos e vídeos de adestramento. Entre em contato com o adestrador Reginaldo Ribeiro
Quando se educa um cão com AMOR, é carinho que se recebe dele.
 

Artigos, Informações Úteis e Notícias

Você Gosta de Andar Com o Seu Cão Solto na Rua?

17/11/2012


Atualizado em 03/02/2015 - Mais uma história para quem gosta de andar com o cão solto. Essa aconteceu comigo.

Eu ando com as minhas quatro dogs juntas, todas na guia, tranquilamente. Acontece que, aqui na vizinhança, há duas pessoas que andam com seus cães soltos, o que já me preocupava: uma mulher que tem uma mestiça de Labrador agressiva e um idoso que tem cinco vira-latas de portes médio e pequeno.

Numa noite de sábado, eu já estava próximo de casa, voltando do passeio, quando ia atravessar uma rua e esse idoso vinha na transversal alguns metros abaixo com os seus. Três dos cães dispararam em direção às minhas, que se assustaram. Eu tive que dar um passa neles, sem poder prestar atenção nas minhas por alguns segundos, além de ter visto que um carro vinha subindo pela rua. Com a atenção dividida, levei alguns segundos para reparar que uma das minhas havia tropeçado na guia de uma das outras e caído sentada no meio da rua. Para minha sorte, os cães não continuaram a vir pra cima e o motorista do carro reduziu a velocidade, dando tempo para a minha se levantar e terminarmos de atravessar. Por causa da irresponsabilidade desse indivíduo que, obviamente, não conseguiu acompanhar os cães, poderia ter acontecido uma tragédia!

Reginaldo Ribeiro.


Lei do Estado do Rio de Janeiro Regulamenta a Condução de Cães em Vias Públicas.

Você acha que ele se sente mais feliz se puder andar solto, mesmo à sua volta ou vários metros à sua frente?

Você se sente orgulhoso ou até poderoso por mostrar para as pessoas que você "tem total controle sobre o seu cão", que "ele lhe obedece sempre"? Gosta de mostrar como "ele foi bem treinado" e que "nunca fugirá ou correrá de você e sempre voltará imediatamente quando você o chamar"?

Então dê uma olhadinha neste caso, que eu vi no Facebook, entre as dezenas de pedidos de ajuda para animais, que eu vejo todos os dias:


Conheçam a história completa neste link.

Uma das frases que eu mais repito, tanto para pessoas que eu vejo na rua com seus cães soltos, como para pessoas que me ligam e perguntam se eu ensino o cachorro a andar solto, é: “cachorro seguro é cachorro na guia!” Por maior que seja o controle que o dono possa ter sobre o cachorro e, por mais obediente que ele seja, sempre pode acontecer um imprevisto e, se acontecer, quem mais vai sofrer será o cachorro, se se acidentar ou for atropelado, pagando muitas vezes com a vida!

Eu estou cansado de repetir para as pessoas: “ninguém sabe quando o cachorro pode de assustar com alguma coisa inesperada” (muitas vezes o cachorro pode se assustar com uma coisa banal, como já aconteceu, inclusive, comigo). Ninguém sabe quando um macho não castrado pode farejar uma fêmea no cio, que o dono nem sabe que existe, pois está fora do seu alcance visual e não obedecê-lo e ir atrás dela ou, então, como também já aconteceu comigo e a Shana (minha cadelinha do logotipo, quando eu ainda não adestrava), de farejar um cão de quem ele não goste e ir atrás dele. Outra possibilidade simples, que pode levar um cão a se acidentar, foi a que aconteceu com o Jr que, simplesmente, se distraiu.

Então, se você ama seu cão de verdade, ignore qualquer coisa que possa lhe parecer mais importante e pense que não há nada mais importante que a segurança dele! Além do que, com o seu cão solto, você também pode estar colocando em risco a segurança de outros cães e outras pessoas.

Reginaldo Ribeiro


Atualizado em 15/02/2013 - Mais um inocente morre devido à irresponsabilidade do dono. Postagem da minha amiga e protetora Alessandra Walckiers no Facebook




Atualizado em 26/02/2013 - Modelo dá Golpe de Jiu-Jitsu Para Salvar Cadela de Ataque de Outro Cão.

Fonte:
http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/,e59643e9c75c3410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Shar-pei atacada por Boxer

Provavelmente, muitas pessoas que leram a matéria acima vão pensar:

“Ah! Comigo não há esse risco! O meu cão é manso e nunca vai atacar nenhum outro cão ou alguma pessoa!”.

Mas sabem aquela situação em que, por mais pacífico que você seja, se alguém lhe incomodar até atingir o seu limite, você pode perder o controle? O mesmo pode acontecer se o seu cão manso tentar interagir com outro que não seja sociável e, por isso, tentar ataca-lo (mesmo se estiver preso na guia) e o seu cão se der ao direito de reagir à agressão do outro. Foi o que aconteceu com a minha amiga Valéria Tussand, que já trabalhou como adestradora e, atualmente, presta serviços de pet sitter, como ela conta na história abaixo, quando veio comentar a história acima, quando eu a divulguei no Facebook. Como eu digo para os meus clientes, eu explico o que fazer e o que não fazer, muitas vezes contando histórias reais para que os donos entendam a importância do que eu estou ensinando.

História da Valéria sobre ataque a cães.


10/09/2014
Este é outro exemplo prático do que pode acontecer com quem anda com seu cão solto.

A cadelinha achou algo interessante e, para que a dona não o tomasse dela, fugiu. O fato de a dona ter corrido atrás piorou a situação, pois a cadelinha poderia ter interpretado que a dona realmente queria tirar o achado dela ou estivesse brincando, o que a fez correr ainda mais.




 
<< Voltar para listagem de Artigos e Informações Úteis <<
 
 

Veja Mais

 
Maus-tratos é crime, denuncia no IBAMA linha verde 0800-61-8080, ou na delegacia mais próxima.

principal  |  serviços  |  metodologia  |  quem sou eu  |  fotos e vídeos  |  contato  |  favoritos
© Adestramento Inteligente Rio 2012 Design by Fábio Dutra