Adestramento Inteligente Rio, por Reginaldo Ribeiro
Apresentação Serviços oferecidos Metodologia de adestramento Quem é Reginaldo Ribeiro Fotos e vídeos de adestramento. Entre em contato com o adestrador Reginaldo Ribeiro
Quando se educa um cão com AMOR, é carinho que se recebe dele.
 

Artigos, Informações Úteis e Notícias

Coprofagia – O Hábito dos Cães Comerem Fezes

07/03/2012


A coprofagia é o hábito que alguns cães têm de comer fezes. Por mais que seja desagradável para os donos, pois é natural para os humanos achar nojento, para eles é relativamente comum. Isso porque as fezes ainda apresentam nutrientes que podem ser aproveitados como alimento e, dependendo da sua composição, podem deixá-las saborosas e atrativas. Alguns cães também podem comer fezes devido a problemas orgânicos, por brincadeira, ou ainda comportamentais, geralmente provocados pelos donos.

Alguns cães podem comer fezes de outros animais por ainda apresentarem uma grande quantidade de proteínas, o que as torna mais “cheirosas” e atraentes para eles. É o que ocorre, por exemplo, com fezes de gatos. Por eles precisarem de uma ração mais rica em proteínas suas fezes têm um cheiro mais marcante. O mesmo pode acontecer com cães que comem suas próprias fezes por não conseguirem absorver bem a proteína da sua ração ou por consumirem uma ração com um teor protéico maior do que necessitam. Por isso é necessário que cães que apresentam este tipo de problema passem por uma avaliação com seu veterinário. A consulta com o veterinário também se torna fundamental porque outras duas possíveis causas para um cão comer fezes são uma deficiência nutricional ou verminoses. Se o cão não apresentar problemas orgânicos ou nutricionais, o uso de produtos anti-coprofágicos, ministrados a ele e que deixam as fezes com um sabor desagradável ou a aplicação de alguns produtos repelentes diretamente sobre as fezes pode ser suficiente para resolver o problema, se este não tiver uma causa comportamental.

Cães que não possuem brinquedos ou que não são estimulados a brincar com os que são oferecidos pelos donos podem brincar com as fezes como forma de se ocupar e acabar comendo parte delas. Se o cão fica confinado em um espaço muito pequeno próximo às fezes ou se fica muito tempo sozinho a chance disso acontecer aumenta muito. Assim, o ideal é que os donos ofereçam brinquedos aos cães e os estimulem a brincar com eles, dando-lhe atenção e brincando com eles sempre que se interessarem por eles. Também se deve procurar evitar que o local onde o cão faz as necessidades seja próximo ao onde ele se alimenta e descansa.

Muitos cães desenvolvem a coprofagia devido a problemas de comportamento como ansiedade, por ficar muito tempo sozinhos ou por causa de broncas. Assim, procure aumentar a atividade física do seu cão com brincadeiras e passeios. Se precisar deixá-lo muito tempo sozinho, evite aumentar sua ansiedade devido à sua ausência não se despedindo dele e nem falando com ele logo que chegar, enquanto ele ainda estiver excitado com a sua volta. Procure também premiá-lo com atenção quando ele tomar a iniciativa de brincar sozinho. Evite dar broncas se ele evacuar fora do local correto. Neste caso ele pode passar a comer as fezes para escondê-las de você e não levar bronca. Alguns cães muito carentes ou que tem pouca atenção do dono podem fazê-lo também exatamente porque a bronca é uma forma de obterem atenção. Como uma das formas de os cães aprenderem é por observação e imitação, evite limpar as fezes na frente deles, pois, para lhe imitar, eles podem comê-las para se livrar delas.

Algumas raças, como Lhasa-Apso e Shih-Tzu, tem uma propensão genética para a coprofagia.

Reginaldo Ribeiro


 
<< Voltar para listagem de Artigos e Informações Úteis <<
 
 

Veja Mais

 
Maus-tratos é crime, denuncia no IBAMA linha verde 0800-61-8080, ou na delegacia mais próxima.

principal  |  serviços  |  metodologia  |  quem sou eu  |  fotos e vídeos  |  contato  |  favoritos
© Adestramento Inteligente Rio 2012 Design by Fábio Dutra