Adestramento Inteligente Rio, por Reginaldo Ribeiro
Apresentação Serviços oferecidos Metodologia de adestramento Quem é Reginaldo Ribeiro Fotos e vídeos de adestramento. Entre em contato com o adestrador Reginaldo Ribeiro
Quando se educa um cão com AMOR, é carinho que se recebe dele.
 

Artigos, Informações Úteis e Notícias

Alterações de Comportamento dos Cães na Volta dos Donos ao Trabalho

07/03/2012


Caros amigos,
Escrevi este artigo em janeiro de 2011, no meu blog, preocupado com o sofrimento de muitos cães devido à alteração da rotina de seus donos, adultos e jovens, que tiram férias neste período, quando eles retornam delas. Porém, as orientações dadas aqui podem ser colocadas em prática em qualquer situação em que haja mudanças na rotina das pessoas da casa e, mesmo sem que elas ocorram, para minimizar o sofrimento de cães que sofrem de Ansiedade de Separação.

Alterações de Comportamento dos Cães na Volta dos Donos ao Trabalho

Como neste período, entre dezembro e janeiro, muitas pessoas tiram férias, ou tem um período de recesso no trabalho, resolvi escrever este texto para tentar ajudá-los a minimizar os problemas de comportamento dos seus cães, que podem surgir na sua volta ao trabalho.

O que acontece nesta situação é o seguinte: para os cães, qualquer alteração na rotina da casa, como mudança de horários ou hábitos dos donos ou a chegada ou saída de pessoas da casa pode deixar os cães estressados, ansiosos ou inseguros, o que pode gerar problemas de comportamento. Durante as férias ou recesso do trabalho dos donos ou outras pessoas da casa a tendência, salvo quando estes viajam e deixam os cães com outras pessoas, é que passem mais tempo em casa e os cães começam a se habituar a essa nova rotina, que eles adoram, pois nada é mais importante para eles do que a companhia dos donos. Porém, quando este período acaba, os cães sofrem por perderem grande parte da atenção que passaram a ter.

Para evitar este sofrimento dos cães e os problemas de comportamento que podem surgir, devido ao aumento da ansiedade pela expectativa da volta dos donos, estes podem realizar um procedimento simples, para que o cão vá se adaptando aos poucos a sua ausência.
Cerca de uma semana antes da volta ao trabalho, os donos devem procurar sair de casa por breves intervalos de tempo, que devem ir aumentando aos poucos. Experimentem começar indo até o final do corredor, ou dobrando para o vão entre as escadas, premiando o cão na volta, se ele tiver se mantido quieto, sem latir ou demonstrar algum sinal de ansiedade. Fazer o treino do comando “Fica” na porta, mesmo antes desse treinamento, pode ajudar muito. Quem mora em casa pode realizar o mesmo procedimento, indo até o portão e voltando. Depois que entrar em casa, dê atenção ao seu cão, brinque com ele ou pratique alguma atividade que ele goste. Na próxima vez que sair, que pode ser no mesmo dia ou alguns minutos depois, demore-se um pouco mais (cerca de cinco ou dez minutos) e repita o procedimento anterior. Se o cão tiver demonstrado ansiedade é sinal que você se demorou demais e o treino deve ser feito num ritmo mais lento; se não, continue o treinamento, demorando mais a cada saída e repetindo o procedimento da volta. Com isso seu cão vai entender que você vai sair, mas vai voltar e quando voltar ele vai ser premiado não só pela sua volta, como também com brincadeiras, carinhos, petiscos ou algum outro tipo de premiação que ele goste muito.

Realizando estes procedimentos, você não só vai atenuar o sofrimento do seu cão, como diminuir a chance dele desenvolver comportamentos compulsivos ou outros, como destruir as coisas para aliviar o estresse e até conseguir sua atenção. Eu mesmo fui chamado para resolver o caso de uma Lhasa Apso que, depois da volta da sua dona ao trabalho, depois das férias, adquiriu o hábito de morder os calcanhares das pessoas da casa e visitas, na hora delas saírem, para tentar não deixá-las ir embora e chamar a atenção.

Reginaldo Ribeiro


 
<< Voltar para listagem de Artigos e Informações Úteis <<
 
 

Veja Mais

 
Maus-tratos é crime, denuncia no IBAMA linha verde 0800-61-8080, ou na delegacia mais próxima.

principal  |  serviços  |  metodologia  |  quem sou eu  |  fotos e vídeos  |  contato  |  favoritos
© Adestramento Inteligente Rio 2012 Design by Fábio Dutra