Adestramento Inteligente Rio, por Reginaldo Ribeiro
Apresentação Serviços oferecidos Metodologia de adestramento Quem é Reginaldo Ribeiro Fotos e vídeos de adestramento. Entre em contato com o adestrador Reginaldo Ribeiro
Quando se educa um cão com AMOR, é carinho que se recebe dele.
 

Artigos, Informações Úteis e Notícias

Cães Com Medo de Trovões e Fogos

07/03/2012


Amigos,

Há algumas medidas que podem ser tomadas para fazer o cão perder o medo de sons altos, como fogos e trovões ou, ao menos, atenuá-lo.

Uma das coisas que se pode fazer é expor o cão a gravações de sons dos quais ele tem medo, associando-os a coisas agradáveis como brincadeiras, carinhos e petiscos. Deve-se começar com um volume bem baixo, já que a audição do cão é muito sensível e, gradualmente, à medida que ele não exibir nenhuma reação de medo ao som naquela altura, ir aumentando o volume. Se o cão demonstrar medo, é sinal que o som ficou alto demais. Deve-se ter cuidado para isso não ocorrer, para se evitar que o cão associe aqueles estímulos positivos (as brincadeiras ou os petiscos), a algo que causa medo a ele. Se ele tiver exibido medo, volte ao som mais baixo e vá aumentando mais devagar, só fazendo-o quando tiver certeza que o cão já se acostumou a ele.

Uma outra coisa que se pode fazer é levar o cão para um lugar da casa que ele tenha escolhido para se abrigar, quando sentir medo. Se, por acaso, o cão não tiver um lugar escolhido, você pode levá-lo para um que seja mais protegido. Em ambos os casos, procure vedar frestas de portas e janelas, para abafar, pelo menos parcialmente, os sons. Procure acostumar o cão a ficar nesse ambiente, mesmo em momentos em que não haja os sons que lhe causam medo, dando atenção, carinho, brincando, dando petiscos, para que ele associe esse ambiente a coisas agradáveis e não à expectativa de ocorrerem os sons que lhe causam medo. Quando você estiver com o cão nesse ambiente, acostume-o, também, a ouvir sons bem altos, como de TV, rádio, CDs com músicas barulhentas, que possam ajudar a disfarçar os sons dos trovões ou fogos, de modo que ele não associe os sons inofensivos a estes.

Se você não tiver como isolar o cão, ou estes sons ocorrerm inesperadamente (como no caso daquele vizinho que solta fogos mesmo sem nenhuma razão especial ou daquela trovoada da tempestade que você não percebeu se formar), associe o som a uma coisa boa: faça festa, chame para brincar, dê petiscos. Porém, tenha cuidado para fazê-lo antes dele exibir qualquer reação de medo, senão você o estará premiando por sentir medo.

Mesmo que você tenha se assustado, procure não demonstrar para seu cão, senão ele achará que tem reais motivos para sentir medo. Outra coisa que o dono não deve fazer é se abaixar e acariciar o cão enquanto ele estiver demonstrando medo. Isso passará para ele a impressão que você também está com medo e, da mesma forma, entenderá que tem motivos para sentir. Se seu cão lhe considera o líder da sua matilha, essa atitude se torna ainda mais grave, pois ele pode entender esse se abaixar e acariciar, como uma tranferência da lideraça para ele, o que gerará mais insegurança para ele, pois o líder está mostrando que não tem condições de lidar com a situação e o cão, que já está assustado, está recebendo uma responsabilidade que não tem condições de assumir. Ao invés disso, procure passar segurança para o seu cão. Ande pela casa calmamente, próximo à janela e até no quintal, com passos firmes, com o peito estufado e um ar altivo, como se dissesse para o cão: "Está tudo sob controle, não precisa se preocupar.".

Em casos de cães mais assustados, que exibem reações físicas, como tremores, taquicardia, vômito, diarréia e até convulsões, é aconselhado, antes das datas previstas de grandes comemorações, como Natal, Ano Novo, partidas importantes de futebol, levar o cão ao veterinário para que ele receite uma medicação para prevenir esses sintomas, como ansiolíticos e até anticonvulsivantes.

Um abraço,

Reginaldo Ribeiro.


 
<< Voltar para listagem de Artigos e Informações Úteis <<
 
 

Veja Mais

 
Maus-tratos é crime, denuncia no IBAMA linha verde 0800-61-8080, ou na delegacia mais próxima.

principal  |  serviços  |  metodologia  |  quem sou eu  |  fotos e vídeos  |  contato  |  favoritos
© Adestramento Inteligente Rio 2012 Design by Fábio Dutra